quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Interpretando o Curso “Inteligência Emocional"

“O tempo da vida é a duração do presente”. (Heuri  Bergson – Filósofo da modernidade)”
“Segundo ele a psique humana é capaz de raciocinar e de intuir. A humanidade completa e perfeita seria aquela em que ambas essas formas de atividade consciente alcançassem o seu pleno desenvolvimento. Essa  evolução diferente poderia ter levado a uma humanidade ainda mais intelectiva ou intuitiva.”
Filósofos e cientistas levam anos e anos para fazer suas pesquisas, teses em busca de conceitos e de suas conclusões, através do tempo e da humanidade inserida no próprio tempo.  É um desafio muito grande e complexo falar, cientificamente, somente de inteligência, porém torna-se maior ainda, quando se trata de pesquisa de busca a qual se refere à “inteligência emocional”. Pesquisar, entender, e tirar suas próprias conclusões requer muito mais que dez horas de explanação. Esse fundamento que o tema sugere, não se trata de novidade,  mas ousar a praticá-lo, ah! Isso sim. Para àqueles que já estão abertos a esse tipo de estudos, irão buscar a melhoria de si mesmo e do próprio  grupo, pois falarmos de melhoria da humanidade, é uma  ousadia só para gigantes, conhecedores de todas as ciências envolvendo vários temas ao mesmo tempo, desse  conjunto em que configura o Ser Humano.
Para quem quer começar, vamos nos orientarmos com os nossos relacionamentos, e com certeza nossa família, amigos, filhos, pais, maridos e outros que com certeza nos são muito queridos. Está tudo bem conosco? É uma perguntinha básica.
Primeiramente eu preciso, estar bem comigo mesmo e meus mais íntimos relacionamentos. Faça você o seu próprio laboratório e terá  fundamentos e soluções para seus próprios conceitos e conclusões. Mas quero alertar aos interessados, que use de bastante cautela com as dúvidas que certamente surgirão: pesquise, estude e se necessário solicite ajuda científica ou outras alternativas. Por exemplo: literatura sobre o tema,  internet, são fontes vivas e de acesso a todos nós, nos fortalecendo em nossos conceitos eliminado dúvidas. Mas acima de tudo é preciso de uma palavrinha mágica: “coragem” de mudar, melhorarmos como seres humanos inteligentes que somos.
 Só assim conseguiremos dar um passo à frente e chegaremos frente a frente aos nossos alunos e suas respectivas famílias. Para soluções que muitas vezes se encontram dentro do próprio ambiente, ou em qualquer lugar no qual estamos profissionalmente inseridos. Dominando esse conhecimento, comprovadamente, nós educadores e esse grupo social, no qual trabalhamos, só teremos a ganhar, dentro desse processo, chegaremos a uma educação mais qualificada em todos os aspectos. Não iremos resolver o “problema da humanidade”, mas conseguiremos mudar a nossa realidade, é o nosso objetivo.
“Na visão do Professor Jones Silva, o palestrante do curso, a ponta do iceberg o consciente é bem menor em relação ao que não temos acesso ainda!”
Dentro da minha concepção, será necessário mergulharmos mais e mais em busca desse conhecimento, para flutuarmos mais na proporção em que nos libertarmos dos nossos traumas emocionais que barram o nosso crescimento pessoal, dentro de um processo que nos levará a um ponto de equilíbrio que nos satisfaça emocionalmente.
Isso é um convite a superação de si mesmo, dos nossos problemas mal resolvidos, de tomada de consciência de ações sem reflexões, é uma  chamada ao nosso inconsciente, “fazer as pazes” com ele, o que nos proporcionará uma felicidade plena (ou próxima a isso). Da forma que você se propõe, de acordo com suas prioridades. Eu posso, eu faço, está simplesmente no meu requer!
Tenha sucesso e seja feliz.

Zélia Maria Barbosa –Participante do Curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário