segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Participação no 3º Seminário da Vice-Presidencia da UNDIME em Divinópolis/MG

 
Nos dias 30 e 31 de agosto/2011 aconteceu em Divinópolis o 3º Seminário da Vice Presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) com orientações sobre programas da Educação: Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Plano de Ações Articuladas (PAR), onde participaram a Secretária Municipal de Educação Magda Maria César Franco e Aline Guimarães de Oliveira sua secretária.
As orientações do curso forneceram um aprendizado diferenciado sobre as ações da Secretaria M. de Educação e sua atuação junto à comunidade escolar.
A Secretaria Municipal de Educação estará iniciando na próxima semana a elaboração do PAR (Plano de Ações Articuladas) que se propõe a promover ações e atividades que contribuam para o processo de desenvolvimento educacional do município, visando a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

Magda Maria César Franco e Aline Guimarães de Oliveira

Magda Maria César Franco - Sec. M. de Educação de Caetanópolis
Elza Ferreira dos Santos Almeida - Sec. M. de Educação de Paraopeba

Apresentação de estudantes de Divinópolis

Palestrante do FNDE
Palestrante do FNDE

NOVIDADES NA MERENDA ESCOLAR

A partir de agosto 2011, aconteceram várias mudanças no cardápio da merenda escolar de todas as escolas da rede municipal na educação infantil (maternal, 1º e 2º período) ensino fundamental (1º ao 9º ano e EJA).
O leite que era servido na entrada e saída dos alunos com achocolado e açúcar queimado intercalados, agora são servidos também leite com suco natural de frutas nos sabores goiaba e manga; e vitamina de leite com frutas naturais como banana e mamão.
Outra novidade que teve uma ótima aceitação por parte dos alunos é o caldo de frango com fubá, abóbora, couve, salsinha e cebolinha.
Para o Projeto Tempo Integral, que funciona nas escolas: “Emílio de Vasconcelos Costa”, “Coronel Caetano Mascarenhas” e “Olívia Dalle Mascarenhas”, também houve novidade no cardápio no qual, foi acrescentado bolo de cenoura com suco de fruta natural / leite com achocolatado.
“Criança bem alimentada aprende melhor”




sábado, 3 de setembro de 2011

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Em Caetanópolis o Conselho de Alimentação Escolar – CAE é muito atuante e faz visitas periódicas nas escolas municipais, observando desde o estoque dos alimentos, preparação, degustação e aceitação dos alunos.
No mês de agosto o Conselho realizou visita na Escola M. Coronel Caetano Mascarenhas e pela ocasião, o cardápio acompanhado foi arroz, feijão, purê de batatas com molho de franco e salada de alface.  E mais uma vez o conselho deu um parecer favorável a tudo que diz respeito à merenda escolar deste município.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Secretaria Municipal de Educação de Caetanópolis / Realizou nos dias 13/08 e 27/08/2011 o “Curso sobre Inteligência Emocional” – Ministrado pelo Pedagogo e Psicanalista: Jones de Matos Silva.


(“Sonho que se sonha só será somente um sonho, mas sonho que se sonha juntos tornará uma realidade.”)
A Secretaria Municipal de Educação de nossa cidade continua em busca de melhoria para a realidade educacional. Procurando trilharmos novos caminhos, além de uma instituição programática, somente de conteúdos. Queremos que nossos alunos sejam pessoas mais felizes, capazes e autônomos. Portanto a secretaria visa novos horizontes para enriquecer nossas propostas de trabalho.
Foi com essa ousadia, que oferecemos aos professores dos anos finais do ensino fundamental, um curso de 10 horas (o que é muito pouco) para o tema: “Desenvolvendo a Inteligência Emocional”.
Nosso objetivo é ampliar cada vez mais, nossa visão em estudos e técnicas para o conhecimento, de si próprio, oferecendo assim o que temos de melhor, aos nossos alunos, para que eles têm opções garantidas de um futuro melhor.
A humanidade está sedenta de “amor” e é por intermédio dele que nos relacionamos melhor, ele exerce uma função fidedigna ao “Criador”( ou nome que melhor lhe convier). O emocional está interligado a esse sentimento e como educadores que somos, porque não cuidarmos do educador primeiro. Com certeza ficaremos mais fortalecidos para convivermos, relacionar com esse grupo social, intitulado escola, carente de informações básicas como: princípios morais, sentimentos nobres e outros.
Parabéns! A todos os participantes que dispuseram do seu tempo para nos qualificarmos, em prol da Educação da nossa Comunidade.
Agradecemos de coração, pela sua presença, participação e interesse.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Interpretando o Curso “Inteligência Emocional"

“O tempo da vida é a duração do presente”. (Heuri  Bergson – Filósofo da modernidade)”
“Segundo ele a psique humana é capaz de raciocinar e de intuir. A humanidade completa e perfeita seria aquela em que ambas essas formas de atividade consciente alcançassem o seu pleno desenvolvimento. Essa  evolução diferente poderia ter levado a uma humanidade ainda mais intelectiva ou intuitiva.”
Filósofos e cientistas levam anos e anos para fazer suas pesquisas, teses em busca de conceitos e de suas conclusões, através do tempo e da humanidade inserida no próprio tempo.  É um desafio muito grande e complexo falar, cientificamente, somente de inteligência, porém torna-se maior ainda, quando se trata de pesquisa de busca a qual se refere à “inteligência emocional”. Pesquisar, entender, e tirar suas próprias conclusões requer muito mais que dez horas de explanação. Esse fundamento que o tema sugere, não se trata de novidade,  mas ousar a praticá-lo, ah! Isso sim. Para àqueles que já estão abertos a esse tipo de estudos, irão buscar a melhoria de si mesmo e do próprio  grupo, pois falarmos de melhoria da humanidade, é uma  ousadia só para gigantes, conhecedores de todas as ciências envolvendo vários temas ao mesmo tempo, desse  conjunto em que configura o Ser Humano.
Para quem quer começar, vamos nos orientarmos com os nossos relacionamentos, e com certeza nossa família, amigos, filhos, pais, maridos e outros que com certeza nos são muito queridos. Está tudo bem conosco? É uma perguntinha básica.
Primeiramente eu preciso, estar bem comigo mesmo e meus mais íntimos relacionamentos. Faça você o seu próprio laboratório e terá  fundamentos e soluções para seus próprios conceitos e conclusões. Mas quero alertar aos interessados, que use de bastante cautela com as dúvidas que certamente surgirão: pesquise, estude e se necessário solicite ajuda científica ou outras alternativas. Por exemplo: literatura sobre o tema,  internet, são fontes vivas e de acesso a todos nós, nos fortalecendo em nossos conceitos eliminado dúvidas. Mas acima de tudo é preciso de uma palavrinha mágica: “coragem” de mudar, melhorarmos como seres humanos inteligentes que somos.
 Só assim conseguiremos dar um passo à frente e chegaremos frente a frente aos nossos alunos e suas respectivas famílias. Para soluções que muitas vezes se encontram dentro do próprio ambiente, ou em qualquer lugar no qual estamos profissionalmente inseridos. Dominando esse conhecimento, comprovadamente, nós educadores e esse grupo social, no qual trabalhamos, só teremos a ganhar, dentro desse processo, chegaremos a uma educação mais qualificada em todos os aspectos. Não iremos resolver o “problema da humanidade”, mas conseguiremos mudar a nossa realidade, é o nosso objetivo.
“Na visão do Professor Jones Silva, o palestrante do curso, a ponta do iceberg o consciente é bem menor em relação ao que não temos acesso ainda!”
Dentro da minha concepção, será necessário mergulharmos mais e mais em busca desse conhecimento, para flutuarmos mais na proporção em que nos libertarmos dos nossos traumas emocionais que barram o nosso crescimento pessoal, dentro de um processo que nos levará a um ponto de equilíbrio que nos satisfaça emocionalmente.
Isso é um convite a superação de si mesmo, dos nossos problemas mal resolvidos, de tomada de consciência de ações sem reflexões, é uma  chamada ao nosso inconsciente, “fazer as pazes” com ele, o que nos proporcionará uma felicidade plena (ou próxima a isso). Da forma que você se propõe, de acordo com suas prioridades. Eu posso, eu faço, está simplesmente no meu requer!
Tenha sucesso e seja feliz.

Zélia Maria Barbosa –Participante do Curso.